O 20 DE NOVEMBRO TRATA DA DATA DO ASSASSINATO DE ZUMBI, EM 1665, O MAIS IMPORTANTE LÍDER DOS QUILOMBOS DE PALMARES, QUE REPRESENTOU A MAIOR E MAIS IMPORTANTE COMUNIDADE DE ESCRAVOS FUGIDOS NAS AMÉRICAS, COM UMA POPULAÇÃO ESTIMADA DE MAIS 30 MIL.
PALMARES DUROU CERCA DE 140 ANOS: AS PRIMEIRAS EVIDÊNCIAS DE PALMARES SÃO DE 1585 E HÁ INFORMAÇÕES DE ESCRAVOS FUGIDOS NA SERRA DA BARRIGA ATÉ 1740, OU SEJA, BEM DEPOIS DO ASSASSINATO DE ZUMBI. EMBORA TENHAM EXISTIDO TENTATIVAS DE TRATADOS DE PAZ OS ACORDOS FRACASSARAM E PREVALECEU O FUROR DESTRUIDOR DO PODER COLONIAL CONTRA PALMARES.
HÁ 32 ANOS, O POETA GAÚCHO OLIVEIRA SILVEIRA SUGERIA AO SEU GRUPO QUE O 20 DE NOVEMBRO FOSSE COMEMORADO COMO O "DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA", POIS ERA MAIS SIGNIFICATIVO PARA A COMUNIDADE NEGRA BRASILEIRA DO QUE O 13 DE MAIO. "TREZE DE MAIO TRAIÇÃO, LIBERDADE SEM ASAS E FOME SEM PÃO", ASSIM DEFINIA SILVEIRA O "DIA DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA" EM UM DE SEUS POEMAS.
EM 1971, O 20 DE NOVEMBRO FOI CELEBRADO PELA PRIMEIRA VEZ. A IDÉIA SE ESPALHOU POR OUTROS MOVIMENTOS SOCIAIS DE LUTA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL E, NO FINAL DOS ANOS 1970, JÁ APARECIA COMO PROPOSTA NACIONAL DO MOVIMENTO NEGRO UNIFICADO.
SER E NÃO SER
Oliveira Silveira
O racismo que existe,
o racismo que não existe.
O sim que é não,
o não que é sim.
É assim o Brasil
ou não?
Oliveira Silveira nasceu em 1941, no interior de Rosário do Sul/RS. É Professor e militante do Movimento Negro. Sugeriu e atuou na evocação do dia 20 de novembro, data lançada nacionalmente pelo Grupo Palmares, de Porto Alegre, em 1971. Publicou dez livros, dentre os quais "Banzo Saudade Negra", 1965.
- Fontes:
http://www.brazilianmusic.com/aabc/literature/palmares/lino.html
http://www.mundonegro.com.br
http://bayo.sites.uol.com.br/historicocadernosnegros.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário