sábado, agosto 16, 2008

Li, gostei e recomendo

"O diabo que te carregue" (romance, 2006), de Stella Florence*, é um livro de leitura fácil, descomplicada, objetiva. Com sua escrita leve e bem-humorada, a autora aborda um tema bem comum nos dias atuais: a separação de casais, que, quase sempre, não é nada amigável... É leitura bastante interessante mesmo para aquele(a)s que não estejam passando por esse difícil momento. Difícil porque uma separação nunca vem sozinha: vem sempre acompanhada de outros sentimentos nada fáceis de serem administrados... Ainda assim, dei muita risada, algumas cenas são hilárias como esta aí. Quem já passou por isso sabe que é desse jeito mesmo! ;-)
"É inevitável sentir raiva do seu ex, tanto quanto é inevitável chover em Ubatuba. Por mais que ele seja uma pessoa boa e blábláblá, agora ele é um ex-marido e ex-maridos são feitos para ser, pelo menos nos primeiros meses da separação, no máximo, tolerados. Por isso, quando seu ex te ligar para saber das crianças, ceife o sorrisinho de boa moça da sua cara, pare de mentir para si mesma e, ao desligar o telefone, grite alto o bastante para que você possa ouvir o que só a você interessa: 'Que o diabo te carregue, seu cretino!'. Com exclamação, por favor. E muito bem pronunciado, fazendo as palavras arranharem a garganta. Depois você pode experimentar variações sobre o mesmo tema. Vá comer quiabo com tofu no meio do inferno! Vá fazer a barba com gilete enferrujada no vale do Belzebu! Vá arrancar os dentes com o dr. Mefisto! Nem sempre é necessário gritar, você pode sibilar, falar fininho e em falsete coisas como: por que você não morre? Ou então: o que você acha de eu despejar um tubo de Superbonder no seu pinto? Ou ainda: você já mascou seu fardo de capim hoje, meu bem?
A não ser que você já tenha alcançado as culminâncias da santidade, é importante assumir as raivas e mágoas que sente do seu ex. Sem admiti-las como filhas legítimas da sua dor, sem reconhecer-lhes a presença, sem olhar bem fundo nos seus olhos remelentos, elas nunca vão te deixar em paz. E paz é tudo o que se quer depois de uma separação."
*Stella Florence nasceu em São Paulo (onde vive até hoje) aos 14 de abril de 1967, tem uma filha, 30 tatuagens. É autora de seis livros, são eles: Hoje Acordei Gorda (contos, 1999); Por Que os Homens Não Cortam as Unhas dos Pés? (contos, 2000); Ele me Trocou por Uma Porca Chauvinista (contos, 2001); Ciúme, Chulé e um Apelido Ridículo (romance, 2002); Ser Menina é Tudo de Bom! (crônicas, 2005), todos pela Editora Rocco.

3 comentários:

Muadiê Maria disse...

Olá, cheguei ao teu blog através de Loluki.
Também tenho interesse pela literatura africana. Voltare aqui mais vezes.
Um abraço,
Martha

V Benesi disse...

Oi, Martha!

Gostei muito da sua visita. E, já que gosta de poesia, certamente vamos "trocar muitas figurinhas"!;-)
Venha sempre que quiser. Dei uma espiada no seu espaço e achei bem interessante. Depois voltarei lá com mais tempo.

Muitos kandandos da

Veronica

Koluki disse...

Ola' meninas,
Fico feliz em ve-las em contacto!
Beijos para as duas,
Koluki